A gente lê: Mrs. Dalloway

A gente lê: Mrs. Dalloway

dalloway.jpg

Quando estava no primeiro ano da faculdade, lembro-me de um colega de sala relatar diversas vezes sua agonia ao tentar ler Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf, e não conseguir passar da primeira página do livro, tamanha a dificuldade da leitura.

Isso me deu uma grande curiosidade de ler a obra, ao mesmo tempo em que passei a ter um medo danado de Virginia Woolf.

Já no último ano do meu curso, entrei numa livraria e vi uma edição em promoção dos Contos Completos da escritora inglesa (o livro vermelhinho da foto ao lado). Achei então a oportunidade perfeita para ingressar nesse universo, já que as histórias curtas me acostumaram em doses homeopáticas às peculiaridades de Virginia. Aprendi a amá-la!

Ainda assim, adiei o máximo meu encontro com Mrs Dalloway, até que ele se tornou inevitável: ganhei uma edição linda de presente de aniversário S2

E aí, foi isso... Tudo o que posso dizer foi que passei da primeira página :) Não é que a autora seja difícil. Mas talvez ajude saber que Virginia não é uma contadora de histórias, mas, sim, de pensamentos. O que, para mim, é sublime. Meu lindo livrinho está todo marcado com adesivos, porque cada frase é uma pérola.

"Não dá para ter filhos em um mundo assim. Não dá para perpetuar o sofrimento, ou multiplicar a raça dessas criaturas lascivas, que não têm emoções duradouras, mas apenas caprichos e vaidades, que as arrastam ora para um lado, ora para outro"

Ao meu ver, o trecho acima, tirado do próprio livro, resume a autora: uma tradutora da volatilidade da consciência.

Bom, se forem se aventurar, indico essas belas edições de Mrs.Dalloway e Contos Completos da Cosac Naify. São de capa dura, a diagramação é linda, tem fotos e uma bibliografia maravilha. Mrs. Dalloway ainda tem uma análise do argentino Alan Pauls (mas que não gostei muito).

virginia2.jpg

Ufa, que orgulho de ter concluído essas! O próximo passo é devorar o box da Editora Nova Fronteira que ganhei de uma amiga.


Livros relacionados

Sou Dona da Minha Alma
Noite e Dia
O Quarto de Jacob

Posts relacionados

A gente lê: A Viagem
As sete melhores frases de Virginia Woolf em Mrs. Dalloway
10 mulheres de destaque na literatura
11 frases de Virginia Woolf em Noite e Dia
A gente lê: Noite e Dia, de Virginia Woolf
A gente lê + Frases feministas de Virginia Woolf em Um Teto Todo Seu
O que é um clássico?, por Virginia Woolf

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!