Só para quem leu O Sol É Para Todos: quem matou Bob Ewell?

Só para quem leu O Sol É Para Todos: quem matou Bob Ewell?

Este post é um spoiler, por favor, não prossiga se não quiser saber trechos cruciais de O Sol É Para Todos (To Kill a Mockingbird)

.
.
.

sol-e-para-todos.jpgQuando fechei meu exemplar da obra de Harper Lee, acabei ficando na dúvida se eu realmente havia entendido o assassinato de Bob Ewell no trecho conclusivo do livro. Como li a versão original, imaginei que o culpado da confusão havia sido o meu inglês, mas aí dei um Google e descobri que, de fato, rola mesmo um mistério.

De acordo com o senso comum, quem matou Bob Ewell foi Boo Radley. Acho mesmo essa a resposta mais provável, apesar de desconfiar também de Jem. O garoto não era nem um pouco bobo, sabia que sua família corria perigo e, quando saiu para levar a irmã à fatídica apresentação, Scout disse em um trecho que ele andava de forma estranha, o que me faz pensar que ele poderia estar carregando a faca de cozinha na cintura.

Enfim, só uma conspiração, mas, fuçando na internet, ainda encontrei uma página com outras teorias bem interessantes. Vejam só:

- O xerife, Mr Heck Tate, encontrou Ewell ferido, mas ainda vivo na estrada, e preferiu matá-lo tipo para cortar o mal pela raiz;

- Acidentalmente, Scout matou Ewell durante a confusão no meio da estrada. Reparem nesse trecho que ela mesma narrou: "Eu corri em direção ao grito de Jem e afundei em um estômago flácido de homem". Há quem diga que, nessa afundada, ela acabou forçando a faca contra o homem. Acho essa um pouco difícil de acreditar, vocês não acham que, se tivesse feito isso, teria sentido a arma? mockingbird.jpg

- Atticus matou Ewell. Hein? Pode parecer sem noção (porque sequer dizem que o advogado estava na cena do crime), mas faz sentido. Vocês se lembram que, em um dado momento da confusão no escuro, Scout diz ouvir a voz de Atticus? Óbvio, acaba ficando como se essa voz fosse da quarta pessoa (no caso, Boo), mas uma filha não reconheceria a voz do pai?

- E a mais maluca de todas. Boo Radley atacou as crianças, e Ewell tentou salvá-las. No entanto, ao perceber que os gritos estavam sendo ouvidos, Radley mata Ewell e carrega Jem para parecer o herói da história. Por mais absurda que pareça, se for pensar bem, essa cena reproduziria exatamente o estupro cerne do livro. Vejam isso: Mayella Ewell dá em cima de Tim Robinson e, quando vê seu pai se aproximando, reverte tudo fingindo ter sido vítima de um estupro.

Afinal, qual é a sua teoria para a morte de Bob Ewell. Diga nos seus comentários :)

E se você ignorou meu alerta e chegou até aqui sem ter lido O Sol É Para Todos, cadastre-se no Shereland e veja se algum amigo tem um exemplar para te emprestar .

Livros relacionados

O Sol É Para Todos

Posts relacionados

A gente lê: O Sol É Para Todos
Descoberto livro inédito de Harper Lee! Obra foi escrita antes de O Sol É Para Todos
Já dá para comprar a nova edição de O Sol É Para Todos, de Harper Lee
A gente lê + Frases de Harper Lee em Vá, Coloque Um Vigia

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

Nenhum comentário. Seja o primeiro!