A gente lê: A Startup Enxuta
E o livro da vez foi a Startup Enxuta (Lean Startup), comprado pelo meu Kindle. Em resumo:
Leitura obrigatório para todo empreendedor da atualidade
Para quem acompanha empreendedorismo, estamos percebendo nos últimos anos muitas mudanças. Por exemplo, há 10 anos atrás, todo mundo ia dizer para elaborar o plano de negócios da sua empresa, e hoje em dia essa história é para o canvas (Business Model Generation).
O motivo dessa mudança é a possibilidade de mudar e adaptar a empresa, fugindo de um modelo mais rígido clássico. E o foco da startup enxuta é trabalhar nessa incerteza.
O livro não trata startup como empresa pequena, ou empresa nova, mas sim como um negócio incerto. Quando criamos coisas novas, será que elas realmente vão funcionar? Será que o público vai gostar? Ele mostra diversas sugestões para testar a ideia e ir melhorando com foco no que terá mais retorno, onde ele aborda a forma de ir aprendendo com o público, e então sempre melhorando de pouco em pouco seu produto.
E isso é aplicado também a empresas grandes, que queiram inovar em algum negócio que não conhecem. São diversos princípios que aprendemos, como processo de construir - medir - aprender, mínimo produto viável, testes A/B, entre muitos outros.
Para quem quer empreendeder, é um ótimo livro cheio de estudos de casos.