Eles leem: Jim Carrey
O que você chutaria se tivesse que adivinhar as obras que Jim Carrey curte no tempo livre? Coletâneas do tipo piadinhas do Golias?
Nada disso.
Segundo o site ShortList , o livro favorito do astro da comédia hollywoodiana é o clássico - e mega tenso - Crime e Castigo, do russo Fiódor Dostoiévski.
Publicada em 1866, a história não tem nada de besteirol. O ex-estudante Rodion Romanych Raskolnikov está na miséria, e uma solução vai e volta de sua cabeça: matar e roubar uma velhinha agiota.
Não, gente, o personagem não é um inescrupuloso total. Mas é que o enredo vai sendo traçado de um jeito que ele é praticamente empurrado para o crime.
Aí quando Raskolnikov finalmente está com o machado e a senhorinha na mão, e o assassinato acontece, surge algo inesperado. A irmã da mulher chega na casa e, sem saída, o moço acaba acabando com ela também.
Ou seja, em uma tarde, o ingênuo e promissor estudante se torna um brutal assassino procurado pela polícia. Só que a trama é tão bem costurada que nós, leitores, acabamos torcendo fervorosamente para que ele escape ileso.
Bom, não conto mais nada. Confira você mesmo o livro de Jim Carrey tanto gosta. Ah, e se está pensando que esse é mais um clássico antigo e difícil de ler, fique sossegado, porque a escrita de Dostoiévski é incrivelmente fluida.
Li essa edição da Editora 34 da imagem, porque a encontrei bem barata em um sebo, mas sei que existem versões de bolso mais em conta (a da Martin Claret custa uns R$ 15,00) ;)
Leia mais:
Outra celebridade de Hollywood foi vista lendo um clássico russo. Clique aqui para saber quem é.