Cinco dicas para economizar na hora de comprar livros
Não é porque gostamos de ler, que temos que ficar gastando uma nota com livros, não é mesmo? Então vou compartilhar alguns truques que aprendi nesses anos como freguesa literária:
- Comprar pela internet é mais barato. Isso significa que a obra vendida pela livraria X será mais cara do que a mesma obra oferecida no site da livraria X. Segundo um vendedor da FNAC me explicou, ao item da loja física são adicionados gastos como aluguel do espaço, luz, água, funcionários e etc;
- Textos em português são mais caros do que em inglês ou espanhol. Isso porque quanto mais falantes do idioma Y existirem, mais obras no idioma Y serão produzidas (o que reduz o custo final). Só para terem uma ideia, tenho um exemplar em espanhol dos dois volumes do Dom Quixote em capa dura da editora Alfaguara que custou R$ 30,00. Já a edição brasileira boa custa o dobro! O problema é que não é tão fácil achar livrarias que ofereçam obras importadas (em São Paulo, gosto da Martins Fontes). O mesmo vale para e-books: vá na loja da Amazon e faça um teste para ver que não estou mentindo.
- A mesma loja pode aplicar preços diferentes para o mesmo item, dependendo da forma como você chega a ele. Certa vez, o livro Ariel, de Sylvia Plath, estava trinta e poucos em um banner da Saraiva exibido num portal de notícias. Quando acessei o Saraiva.com.br diretamente e procurei pela edição idêntica, ela custava trinta e tantos. Para escapar desse truque, opte sempre por chegar aos objetos desejados por sites onde a concorrência rola solta, como o Buscapé.
- Achou uma oferta imperdível? Pare tudo e aproveite, porque ela pode se auto-destruir em 3,2,1 ... Conforme contei neste post , já vi o mesmo site mudar promoções três vezes em menos de 24 horas;
- Uma coisa que a gente do Shereland experimentou e deu certo é a compra em conjunto. Traduzindo: junte amigos interessados em ler os mesmos títulos e dividam os gastos (e a leitura). Livro compartilhado é muito mais legal do que livro juntando pó na estante ;) Em breve, vamos ajudar você a gerenciar melhor esse empréstimo.
Posts relacionados
Dicas para você aproveitar a Festa do Livro da USP gastando o menos possível
Aumento no preço do papel faz livro ficar mais caro
Dicas para ler mais
Dicas para se controlar nas promoções de livros da internet
Rafael 25 de Março de 2014 às 13:40
Belas dicas. Vai pros favoritos :)
Só exemplificando, a coleção dos Jogos Vorazes custou metade do preço, já que compramos em 2.