A gente lê: Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos, dos Irmãos Grimm
Chega de idealizações, está na hora de conhecer as versões reais das narrativas que você ouvia quando era pequeno. Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos traz na íntegra as 156 estórias compiladas pelos Irmãos Grimm entre 1812 e 1815.
Ao contrário do que eu achava, Jacob e Wilhelm não são os autores dos contos de fadas. Eles viajaram por anos no interior do que ainda não era a Alemanha documentando as lendas, lições de moral e até ditados transmitidos oralmente de geração a geração. Ou seja, o que os Irmãos Grimm fizeram foi arrumar um jeito de não deixar as estórias morrerem. No entanto, estudiosos acreditam que é impossível que eles tenham transcrito os textos sem dar aquele tapinha final.
O resultado é surpreendente. Ao reler clássicos como Rapunzel, Branca de Neve e Cinderela, você terá a oportunidade de checar como as estórias evoluíram (e encaretaram) ao longo dos anos. Fora isso, tem também contos menos conhecidos, mas também bem divertidos, como A Moça Sem Mãos ou - para os fãs do seriado Once Upon A Time - Rumpelstilzchen.
Tem um post só sobre o que há de mais aterrorizante e politicamente incorreto nos contos.
Mas, afinal, Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos é para qual público? Acho que para todos. Como falei, é uma experiência divertida para os adultos, mas também acho uma coleção bem legal para ler para as criançada e manter a tradição. Claro, pulando as tramas que você achar inadequadas.
Para tornar tudo mais saboroso para nós leitores brasileiros, quem editou o livro foi a caprichosa Cosac Naify. São dois volumes lindos, super coloridos e ilustrados pelo gravurista pernambucano J. Borges. Tirei algumas fotos do meu exemplar para você ficar babando:
Sei que nem sempre os livros da Cosac são baratos, mas essa é também a editora que mais faz promoção que conheço (comprei os meus exemplares por R$ 49 numa promoção de fim de ano). Se preferir, cadastre-se no Shereland, adicione amigos e veja se alguém tem para emprestar ;)
Livros relacionados
Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos
Posts relacionados
A gente lê: Antologia da Literatura Fantástica
6 versões originais (e politicamente incorretas) dos contos de fadas dos Irmãos Grimm
Processo de produção dos lindos livros da Cosac Naify