Conheça quatro clássicos alemães para comemorar o tetra do país
E agora a Alemanha é tetraaaaaaaa. Já que é assim, decidimos "homenagear" o país escolhendo quatro clássicos da literatura alemã, um para cada título mundial.
Já aviso que não sou nenhum pouco craque nesse assunto, mas vou me esforçar.
Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe - Werther se apaixona por Charlotte, uma mulher casada. Mas se esta obra é um marco do romantismo, vocês devem imaginar que quando falamos em paixão, é uma paixão daquelas... que dá febre, alucinações e até vontade de morrer de amor.
O livro foi tão arrebatador, que acabou provocando uma onda de suicídios na Europa.
O Círculo de Giz Caucasiano, de Bertolt Brecht - Peça escrita no fim da Segunda Guerra Mundial enquanto o autor estava exilado nos Estados Unidos. Aborda de maneira alegórica a disputa da terra, e tem muita gente que vê propaganda marxista nesta obra.
Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada e Prostituída - Durante muito tempo, desconhecia-se que este livro era a biografia de Christiane Vera Felscherinow, uma moça que viveu a adolescência na decadente Berlim da década de 1970. Perdida, ela passava os dias com amigos usando heroína e fazendo o que podia para conseguir uma viagem a mais. Sem dúvida nenhuma, foi o livro da minha adolescência.
A Menina Sem Qualidades, Juli Zeh - Para quem quer conhecer algo mais contemporâneo, esse título entrou na moda como sendo símbolo da juventude que não crê em nada. Ada é uma menina muito inteligente e desajustada - daquelas que não têm amigos no colégio. Um dia, chega em sua sala Alev, um menino muito mais velho e encantador que, além de inteligente, tem todos na palma da mão. Alev manipula Ada até que ela seduza o professor-gato. Depois, a duplinha do mal chantageará este mestre.
Esse post surgiu graças à ideia do nosso querido Hage :) Valeu!
Gustavo Valim 14 de Julho de 2014 às 22:34
Oi Gabriela!
Adoro esses posts especiais, desses eu só conhecia Christiane F. e todo mundo fala muito bem! Ainda quero ler!
Então É TETRA! Dá-le, Deutschland! \o/
Beijos,
Gustavo Valim
http://jantandolivros.blogspot.com.br/