11 maneiras de organizar seus livros

11 maneiras de organizar seus livros

Se eu arrumasse o resto do meu quarto com o mesmo afinco com que arrumo minhas estantes, minha mãe ficaria muito feliz. Já usei vários critérios para organizar meus livros e, hoje, dei uma navegada para conhecer outras ideias bem, digamos, criativas.

Por ordem alfabética

Pode ser pelo título do livro, mas o mais comum é organizar pelo sobrenome do autor. Está bem, sei que não é nada original (todas as bibliotecas fazem isso), mas é a mais prática. 

Por categoria

Ou seja, aglutinados de livros clássicos, fantasia, biografias, etc. Confesso que já tentei essa tática e não deu muito certo, porque alguns exemplares me deixavam confusa. Por exemplo: Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, é uma biografia, um clássico ou um best-seller? E o ensaio Um Teto Todo Seu, de Virginia Woolf, deve ficar separado da ficção Mrs. Dalloway?

Por cor

Olha, pode ser que fique meio sem sentido (pense que cada volume do Harry Potter vai ficar num canto), mas, certamente, sua estante vai ficar bonita. 

Pela editora ou pelo selo

Pelo menos os logos das editoras vão ficar todos juntinhos. Deve ser fofinho enfileirar um monte de pinguinzinhos da Penguin :)

Pela emoção que o livro te passou

Ou seja, separe pilhas dos 'livros que te fizeram chorar', 'livros que te fizeram rir', 'livros que fizeram seu coração dar pulinhos'. É abstrato, eu sei, mas é divertido.

Pela ordem de preferência

Pois é, comece pelo seu livro favorito e vá até os mais odiados (e aí é uma bela oportunidade para considerar se vale a pena guardar aqueles que você não gosotu).

Poesia na lombada

Aqui você forma frases juntando vários títulos de livros. Imagine empilhar: A Menina Que Roubava Livros, Maus e Do Amor e Outros Demônios? 'A menina que roubava livros maus do amor e outros demônios', ãhn? Não tem nenhuma outra maneira tão literária de ajeitar sua estante! O site 'Listas Literárias' elegeu as dez poesias de lombada mais bacanas, vem ver

Com as lombadas dos títulos que você ainda não leu escondidas

Dessa forma, você vai escolher o próximo livro que vai ler no mais puro clima de mistério.

Pelo tamanho

Outra opção não muito prática, mas que vai deixar o visual interessante.

Pela 'legibilidade'

Os livros que você menos lê ficam nas prateleiras mais altas, os que você consulta sempre ficam nas mais baixas.

Pela ordem cronológica em que a obra foi lida

O mais legal dessa opção é que você consegue ter um panorama visual da sua evolução como leitor. No entanto, a organização só será possível para quem (tipo eu) anota a data em que leu cada livro em algum lugar.

Posts relacionados

Estantes criativas mundo afora
10 dicas para reciclar seus livros velhos
9 ideias de decoração para sua biblioteca particular
Cadeira para ler para as crianças
Árvores de Natal feita com livros

Acompanhe o Shereland

Deixe um comentário:

http://

1 Comentário

Ronilce Sebastiana Gonçalves de Sá 30 de Setembro de 2017 às 12:59

Olá!

Estou defendendo o meu TCC de pós, com a adoção do modelo de lombada europeu (titulo de baixo para cima), nas prateleiras da bibliotecas públicas.

Ronilce