4 motivos para ler Vincent, de Barbara Stock (a biografia de Van Gogh em HQ)
Em 1988, Vincent Van Gogh, então com 35 anos, decidiu partir sozinho para Arles, no sul da França. Ele estava decidido a ganhar dinheiro com seus quadros e, para isso, acreditava que precisava da inspiração de um lugar bonito e cheio de natureza. Chegando no novo lar, o pintor começou a trabalhar obsessivamente, produzindo suas obras mais famosas. Por outro lado, a solidão e algumas desilusões agravam seus transtornos de humor: ele cortou a orelha, embarracou em público e acabou indo para sua primeira internação psiquiátrica.
É esta mescla de surto criativo e mental que Barbara Stock mostra na linda Vincent, uma 'biografia' em quadrinhos de Van Gogh. Para contar a história - e é aqui que está o ponto alto da obra -, Stock usou o tipo de traço do próprio artista, e o resultado é muito, mas muito bonito. Me esforcei para separar só quatro quadrinhos para vocês darem uma olhadinha:
1. Van Gogh criando Doze Girassóis Numa Jarra (1988)
2. Referência a Noite Estrelada, obra de 1889
3. Momento em que o artista surta e corta a orelha para presentear uma prostituta
4. Essa sequência não narra nada demais, mas achei tão sutil, que quis colocar aqui :)
O meu único alerta é: não esperem se tornar experts em Van Gogh depois de Vincent. A HQ é bem superficial e apenas cita, sem explicar, episódios.
Curtiu? Está por R$ 21,90 na Amazon.
Cadastre-se no Shereland e inclua Vincent na sua wishlist literária.
Livros relacionados
Posts relacionados
A gente lê: Os Beats
A gente lê: Gabo - Memórias de Uma Vida Mágica (+ curiosidades sobre Cem Anos de Solidão)
A gente lê: Em Parafusos, Ellen Forney desenha sobre o transtorno bipolar